Ir para o conteúdo

Caixa

O caixa é um resumo das vendas (de acordo com cada forma de pagamento) e mostrará também as parcelas em carnês recebidas e os pagamento/recebimentos diversos oriundos do menu Lançamentos, Lançamentos diversos no caixa do dia.



No topo do caixa serão mostrados a data e horário de abertura, a data de fechamento caso o caixa ainda esteja aberto será a data atual.
Ainda no no topo serão mostrados: 
- O número do terminal (para cada número de terminal diferente é necessário abrir um caixa)
- O número do turno (que pode ser configurado em até 3 por dia)
- E o valor de abertura do caixa (que seria destinado para troco) esse valor pode ser inserido ao abrir o caixa (exceto quando no último turno foi deixado um valor para o próximo caixa)

Nos campos valores em vendas, teremos:

- O valor geral de vendas, de acordo com cada forma de pagamento. Esses valores serão alimentados de acordo com a forma de pagamento utilizada nas vendas, nesse campos não irão entrar os recebimentos das parcelas no financeiro, não importa qual seja a forma de pagamento.

Nos campos "Valores diversos" é possível ver:

- Os valores de pagamentos/recebimentos feitos e confirmados pelo menu Lançamentos, Lançamentos diversos no caixa do dia.
- Os recebimentos das parcelas em carnê

​O campo "VR. Próximo Caixa​" deve ser preenchido quando:

- For deixar um valor para o próximo caixa (ou próximo turno) para ser utilizado para troco, ao inserir um valor nesse campo não é possível informar um valor de abertura no próximo caixa.

O "Valor fechado do turno" é alimentado:

- Pelo valor de abertura do turno, mais os "Valores em vendas", mais os "Valores Diversos", menos o "Valor do próximo caixa".

ATENÇÃO:

A única forma de pagamento de VENDA que não alimenta o fechamento de turno é o carnê.

PORQUÊ?

Subtende-se que o carnê é a única forma de pagamento, onde o cliente irá até a loja para então fazer o pagamento de suas parcelas, então o valor do carnê irá entrar no caixa, quando a PARCELA(s) for(em) confirmada(s) (recebida).
Portanto, no caixa teremos um campo que mostrará o valor de "vendas" em carnê, mas não irá totalizar no fechamento de turno, será apenas informativo.

Outro ponto, não adianta querer que o caixa mostre os valores de confirmação do financeiro, imaginem por exemplo um supermercado, que possuem vários os caixas, e ao final do dia o Sr. deseja visualizar o que cada caixa fez de venda, e em algum caixa seja mostrado os valores, que deveriam ser de retaguarda da empresa, mostrado nos valores final do caixa.
Então, utilize o caixa para o resumo diário, mas controle as finanças pelo menu correto que é o FINANCEIRO.

Idéias e Base de Conhecimento